5 dicas de gestão financeira

5 dicas de gestão financeira

A gestão financeira é uma das partes mais importantes de qualquer negócio. É através dela que a empresa se mantém operante, planeja investimentos e obtém informações importantes sobre o que está dando certo nas vendas.

Porém, mesmo com todo esse peso para a empresa, ainda assim há empreendedores que não dominam as técnicas de gestão. Dessa forma, acabam sem ter uma noção clara de como o negócio está se desenvolvendo, o que traz problemas sérios para a empresa.

Neste conteúdo, vamos comentar sobre gestão financeira e te passar 5 dicas importantíssimas para manter tudo em ordem em seu negócio. Confira!


O que é gestão financeira?

A gestão financeira é um conjunto de métodos e técnicas relacionados ao aspecto financeiro da empresa. Em suma, trata-se de analisar o financeiro, controlar o fluxo de caixa e planejar os próximos passos da organização.

Então, é de suma importância manter registros adequados das operações financeiras, como compras, investimentos, recebíveis e assim por diante. Caso contrário não será possível realizar uma boa gestão.


Quais são as vantagens de uma boa gestão financeira?

A gestão financeira tem como objetivo mostrar o melhor caminho a ser seguido, dada as circunstâncias em que a empresa está inserida. Ou seja, é ela quem vai dizer se é o momento certo para investir ou para poupar, por exemplo.

Veja as principais vantagens:
  • Ajuda a minimizar crises financeiras.
  • Permite maximizar os lucros advindos de ações da empresa.
  • Auxilia na tomada de decisão.
  • Aponta o momento para expandir a empresa.
  • Identifica problemas na organização.

Como manter uma boa gestão financeira? Veja 5 dicas!

Agora que já explicamos o que é gestão financeira e suas vantagens, vamos apresentar 5 dicas para manter a saúde financeira da sua empresa. 

Leia todas elas!

1. Faça um acompanhamento diário do fluxo de caixa
Um dos elementos mais importantes da gestão financeira é o fluxo de caixa. No caso, sua empresa precisa fazer um acompanhamento diário do caixa, anotando todos os valores recebidos e desembolsados pela organização.

Embora seja uma ferramenta bastante simples, essa informação vai ser fundamental na hora de analisar a situação de seu negócio.
Porém, vale notar que um fluxo de caixa negativo não indica prejuízo, da mesma forma que um positivo não aponta lucro. 

O saldo depende das velocidades envolvidas nas operações, dado que pode-se receber de uma venda há muito tempo realizada, ou comprar mais estoque.

2. Jamais misture finanças pessoais com as da empresa
Um erro comum entre os empreendedores iniciantes - e até dos experientes - é misturar o dinheiro da empresa com o dinheiro pessoal. Ao fazer isso, você abre mão por completo de uma análise rigorosa da parte financeira da empresa, dado que ela foi comprometida.

O ideal é, mesmo sendo o dono do negócio, manter um salário para você e deixar o restante em caixa.
A mistura de dinheiro pode causar problemas sérios, inclusive tornar a gestão financeira impraticável.

3. Cuidado com gastos desnecessários
Ter recursos para manter a empresa operante e realizar investimentos faz parte do mundo dos negócios. Todavia, quando falamos em pequenas, médias e grandes empresas, é muito comum encontrar gastos desnecessários em seu interior.

Um exemplo bastante intrigante é o gasto com internet móvel. No caso, se o plano estiver oferecendo internet em excesso, a empresa estará deixando escapar uma quantia que poderia ser empregada em outro setor.

4. Não confunda faturamento com lucro
O faturamento de uma empresa é muito diferente de seu lucro. Embora haja empreendedores que usam essas palavras como sinônimos, elas representam conceitos distintos.

Em resumo, o faturamento é a quantia total que entrou na empresa. Já o lucro é o faturamento com os descontos, tais como impostos, custo de produção e assim por diante.

Ou seja, uma empresa pode apresentar um faturamento altíssimo, mas ter lucro zero.

5. Use ferramentas de gestão
Precisamos bater em uma tecla importante: uma ótima gestão financeira requer dados precisos. Portanto, não se pode utilizar dados com pouca credibilidade para analisar o negócio, e é nesse momento que as ferramentas analíticas entram.

Uma ferramenta de gestão vai auxiliar na coleta, armazenamento e análise dos dados de seu negócio. E você não precisa investir muito para ter uma dessas: o próprio Excel, se bem utilizado, serve à função.


O que a SMR pode fazer por você?

A SMR é uma empresa especializada em gestão de empresas, e já ajudou diversos negócios ao redor do Brasil.

Nossa metodologia é simples e prática:

  • Primeiro buscamos entender quem é sua empresa, por meio de entrevistas com os líderes e colaboradores. Neste ponto, nosso objetivo é encontrar suas dores e potenciais causas para elas.
  • A cada quinze dias realizamos uma reunião para especificar as ações em cada departamento, com base em um cronograma.
  • Tomamos cuidado na hora de elaborar relatórios de seu negócio. Sabemos que cada empresa é única, com suas demandas e obrigações. Vamos sempre priorizar relatórios visando a tomada de decisão.
  • Fazemos um diagnóstico completo de sua empresa, separando o urgente do crítico. 
  • Por fim, realizamos o planejamento e a implantação, através do método SGR.
Nosso serviço de gestão e reestruturação compreende os seguintes itens:

Soluções financeiras
As soluções financeiras compreendem a gestão de fluxo de caixa, montagem de DRE gerencial, gestão de custo, gerenciamento de crédito e cobrança, e gestão de custos.

Dessa forma, você pode ficar tranquilo quanto a esses itens, dado que tomaremos conta deles para você.

Soluções administrativas
As soluções administrativas estão voltadas para temas sensíveis da empresa, como gestão de pessoas e cultura organizacional. Da mesma forma, também compreende os processos de departamentos e gerenciamento por resultado.

Com essas soluções, sua empresa vai ser muito mais produtiva.

Aprimoramento organizacional
Por fim, o aprimoramento organizacional também é um conjunto de soluções oferecidas pela SMR.
Neste conjunto, temos o planejamento estratégico operacional, soluções comerciais, planejamento logístico e análise de B.U.

A SMR também oferece outros serviços, como gestão de crise, valuation, recuperação judicial e gestão de passivos.
Está precisando de ajuda? Com certeza nossa equipe especializada pode te ajudar.

Entre em contato conosco! Clique aqui!






Compartilhe

Sua empresa está buscando uma solução completa?


Através de um modelo de gestão in loco, contamos com uma equipe qualificada e multidisciplinar de executivos para diagnosticar, planejar e implantar as ações necessárias. Vamos conversar?

Sucesso! Sua mensagem foi enviada.
Erro! Houve um erro ao enviar a sua mensagem.

Faça um diagnóstico

Sucesso! Sua mensagem foi enviada.
Erro! Houve um erro ao enviar a sua mensagem.