Como superar a pandemia no seu negócio

Como superar a pandemia no seu negócio

A pandemia afetou negativamente quase todos os setores da economia. Dessa forma, diversas empresas se viram em apuros, principalmente pelo início da recessão econômica. A covid-19 travou as engrenagens da economia de uma maneira jamais prevista.

Durante esse cenário desfavorável, diversos planos foram executados. As empresas buscaram inovar em tudo que foi possível, desde a forma de trabalhar até a formulação de produtos e serviços.

Mesmo com o fim da pandemia se aproximando, diversos problemas econômicos persistem no mercado mundial. Portanto, ainda não é hora de pensar em expandir o negócio, para a maioria das empresas, mas sim em superar os desafios impostos pelo contexto econômico.

Neste conteúdo, vamos abordar algumas estratégias para superar a pandemia. Também vamos apresentar os serviços que a SMR pode prestar para sua empresa.

Vamos lá!


Quais são os efeitos da pandemia nas empresas?

No final de 2019, uma nova doença surgiu na China, e rapidamente se alastrou pelo país. Aliás, ela era tão contagiosa que conseguiu furar as barreiras geográficas, atingindo tanto países próximos quanto distantes.

Exatamente no dia 11 de março de 2020, veio a seguinte notícia: a OMS decretou estado de pandemia. Nesta altura, tínhamos quase 200 mil casos confirmados da nova doença ao redor do mundo, e mais de 4 mil mortos.

Como ela se espalha através do contato humano, o trabalho como conhecemos teve que ser readequado à realidade. Foi então que diversas empresas investiram no home office, modalidade em que os colaboradores trabalham de casa.

Porém, o padrão de consumo mudou bastante devido à pandemia: em muitos locais do planeta, lojas foram forçadas a fechar. Os cidadãos, em alguns locais, foram impedidos até mesmo de sair de casa - quem dirá comprar produtos e serviços.

Em resumo, o mercado global passou por uma mudança completa em sua forma de ser, e as empresas que não se adequaram tiveram que fechar as portas.


Como sair desse cenário desfavorável?

Embora esteja claro que o pior já passou, ainda existem diversos efeitos colaterais da pandemia. No caso, estamos falando de baixo poder de compra entre os consumidores, alta taxa de desemprego e até escassez de matéria prima para as empresas.

Nessa situação, um dos principais objetivos deve ser fazer o melhor com os recursos que a empresa possui. Ou seja, para muitas empresas, não é hora de novos investimentos ou aquisições, muito menos de projetos arriscados.

É claro que isso depende do nicho e do tamanho da empresa, mas, em geral, o objetivo principal é criar bases sólidas para sustentar as operações da empresa.

Veja algumas estratégias poderosas para conseguir esse resultado.

Foque em fidelizar clientes

Conseguir novos clientes é sim um dos objetivos da empresa. Todavia, existe um custo por trás de cada nova aquisição, e esse investimento pode ser perigoso, a depender da situação financeira da empresa.

Nesse sentido, fidelizar é a melhor escolha, dado que estamos falando de pessoas que já compraram de você, e que podem se tornar compradores recorrentes. Ou seja, você elimina o investimento para adquirir novos clientes, ao passo que pode garantir um retorno consistente por muito tempo.

O trabalho de fidelização não é dos mais fáceis, mas com certeza vale a pena aprofundar suas relações com os clientes.

Inove na forma de trabalhar

Como foi mencionado anteriormente, a pandemia afetou tudo, inclusive a forma de trabalhar. Isso exigiu que estratégias fossem criadas visando adequar o dia a dia ao novo cenário.

Porém, com a escassez de recursos, a meta é cortar gastos e otimizar os processos de trabalho na organização. Sim, é possível conseguir ambos os resultados, desde que seja feito um trabalho inteligente na empresa.

Buscar ferramentas equivalentes, mas de menor valor, é uma forma de cortar gastos. Outra maneira é otimizar processos dentro da empresa, permitindo fazer mais em menos tempo - ou com menos recursos.

Inove no jeito de vender

O método convencional de vendas, principalmente quando a empresa trabalha com loja física, precisa ser reformulado. 

As restrições impostas pela pandemia pedem essas mudanças. Em algumas partes do Brasil, por exemplo, o limite de consumidores foi restringido. Ou seja, não veremos lojas cheias por um bom tempo.

A equipe de vendas precisa desenvolver estratégias para lidar com as novas regras. Uma maneira de começar a elaborar essas estratégias é através de uma análise SWOT da sua empresa.

Cuide da gestão financeira de sua empresa

Uma empresa saudável requer uma gestão financeira cuidadosa. No caso, uma ótima maneira de cuidar desse setor da empresa é implantar o conceito de fluxo de caixa, o qual permite analisar as receitas e despesas da organização.

Da mesma forma, realizar planejamentos estratégicos ajuda na hora de organizar o financeiro do negócio, permitindo maximizar ganhos e diminuir os efeitos colaterais de potenciais crises.

A melhor forma de lidar com um cenário desfavorável é estar preparado para ele.


Como a SMR pode ajudar a superar a pandemia no seu negócio?

A SMR é uma empresa com colaboradores especializados e experientes em gestão empresarial. São mais de 10 anos de atuação no mercado de turnaround, nos quais atuamos em casos de diversas complexidades.

Ao longo desses anos, acumulamos clientes de renome no mercado, como a Pirelli, Prometeon, Partage e muitos outros.

Veja mais detalhes sobre nossa forma de atuar!

Nosso método de atuação

Nosso método consiste em 4 passos, sendo eles os seguintes:

  1. Análise do negócio, onde vamos entender quem é sua empresa através de entrevistas com colaboradores e líderes da mesma.
  2. Ao conhecer seu negócio, é proposta uma solução personalizada para ele, levando em conta o contexto em que está inserido. Neste momento, definimos indicadores importantes para alcançar a solução desejada.
  3. Fazemos um diagnóstico completo da empresa visando encontrar pontos urgentes. Também definimos um cronograma de trabalho para solucioná-los.
  4. Por fim, implantamos a solução em sua empresa, da forma mais otimizada possível.

Na hora da implantação, podemos ajudar na negociação com credores, aplicação de fluxo de caixa, encontrar linhas de crédito, criação de DRE e até no que tange ao contábil da empresa.

Está precisando superar a pandemia no seu negócio? Entre em contato com nossos especialistas! Clique aqui

Baixe materiais e ferramentas exclusivas: https://www.smrfund.com/materiais-exclusivos


Compartilhe

Sua empresa está buscando uma solução completa?


Através de um modelo de gestão in loco, contamos com uma equipe qualificada e multidisciplinar de executivos para diagnosticar, planejar e implantar as ações necessárias. Vamos conversar?

Sucesso! Sua mensagem foi enviada.
Erro! Houve um erro ao enviar a sua mensagem.

Faça um diagnóstico

Sucesso! Sua mensagem foi enviada.
Erro! Houve um erro ao enviar a sua mensagem.