Melhores práticas para ter uma equipe mais produtiva

Melhores práticas para ter uma equipe mais produtiva

Existem algumas práticas simples que tornam uma equipe mais produtiva. Isso significa mais agilidade, menos gastos e melhores retornos no fim do mês.

A produtividade é um tema em pauta no mercado moderno. Afinal, produzir mais em menos tempo é essencial para se manter competitivo. 

Da mesma forma, a demanda por serviços e produtos só aumentou com o passar do tempo, agravando ainda mais a necessidade de ser produtivo.

A questão que persegue muitos gestores é: Como produzir mais sem alterar os recursos que a empresa já possui?

Se esta também é sua dúvida, este conteúdo foi feito especialmente para você!


O que é uma equipe mais produtiva?

Há um consenso entre as pessoas de que para ser mais produtivo, é preciso trabalhar mais. No entanto, essa abordagem só leva a mais problemas de produtividade no longo prazo, embora demonstre resultados no curto prazo.

Quando falamos em produtividade, devemos pensar em mecanismos para produzir mais sem aumentar a carga de trabalho dos colaboradores. Ou seja, significa elaborar métodos e técnicas que façam o trabalho render, principalmente ao usar os recursos que a empresa já possui.

Embora possa parecer uma tarefa difícil, é mais simples do que se imagina.


Quais são as vantagens de ser mais produtivo?

Antes de mais nada, devemos lembrar que equipes mais produtivas formam empresas produtivas, e estas, por sua vez, servem melhor a sociedade. Ou seja, todo mundo ganha quando sua equipe descobre métodos para ser mais eficiente.

Sem dúvidas, a maior vantagem para a empresa é o aumento do lucro líquido. Afinal, ao fazer melhor uso dos recursos que sua empresa possui, a organização produz mais gastando a mesma quantidade.

Na próxima seção, vamos apresentar algumas práticas para elevar a produtividade de sua equipe.

Como melhorar a performance de uma equipe?

Para ter equipes mais produtivas, o primeiro passo é escolher cada integrante da equipe. Feito isso, é importante se concentrar em proporcionar um ambiente saudável na empresa, com a dose perfeita de disciplina e descontração. 

Em resumo, as melhores práticas para conseguir equipes mais produtivas são as seguintes:

  • Monte sua equipe cuidadosamente. 
  • Defina tarefas claras para cada integrante. 
  • Use sistemas de acompanhamento de projeto. 
  • Utilize indicadores de performance. 
  • Faça reuniões rápidas e concisas. 
  • Cultive uma cultura de disciplina na empresa. 
  • Fomente um ambiente de trabalho saudável. 
  • Pratique o feedback na empresa. 
  • Separe reuniões para brainstorming.

Monte sua equipe cuidadosamente

Montar as equipes é uma etapa crucial. Neste momento, você precisa avaliar as habilidades de cada integrante, e formar equipes o mais equilibradas possíveis. Procure manter pelo menos um membro bastante proativo em cada equipe.

Além disso, faça uma boa distribuição dos membros com habilidade técnica. São essas pessoas que vão impulsionar o projeto - ainda mais quando em harmonia com os membros proativos.

Defina tarefas claras para cada integrante

Um erro bastante comum é montar equipes sem uma tarefa específica para cada membro. Em algum momento eles vão se organizar, mas isso pode demorar bastante - e às vezes nem acontecer.

Na hora de montar a equipe, faça a designação das tarefas para cada integrante. Deixe claro o que precisa ser feito, assim como as ferramentas disponíveis e possíveis prazos de entrega.

Use sistemas de acompanhamento de projeto

É fundamental ter um sistema de acompanhamento de projeto. Um dos melhores sistemas é o Kanban, onde o gestor tem fácil acesso a diversas informações do projeto e seu andamento.

Esse sistema também é importante para a equipe se organizar. Dessa forma, eles podem elaborar estratégias para solucionar problemas do projeto, inclusive aperfeiçoar métodos e técnicas para lidar com certas situações.

Porém, a finalidade desse sistema é mostrar o avanço do projeto, o que está sendo feito e o que precisa ser feito.

Utilize Indicadores de Performance

Outro ponto importante sobre a produtividade tem a ver com o uso de indicadores. As empresas estão acostumadas com indicadores de resultado, mas raras são aquelas que usam indicadores para avaliar a produtividade das equipes.

De fato, devemos encarar a empresa como uma corrida de Fórmula 1: além da equipe treinada, há necessidade de analisar diversos outros processos, os quais requerem indicadores.

Faça reuniões rápidas e concisas

Uma equipe produtiva deve otimizar ao máximo seu tempo de trabalho. Dessa forma, ela precisa de ajustes ao longo do projeto, os quais são feitos através das reuniões.

Em resumo, existem 3 tipos de reuniões possíveis: diárias, semanais e mensais. É recomendado escolher ou diária, ou semanal, sempre mantendo o alinhamento mensal.

Não gaste muito tempo nas reuniões: as diárias devem durar no máximo 15 minutos; as semanas, 30 minutos; já as mensais podem se estender até uma hora e meia.

Cultive uma cultura de disciplina na empresa

A cultura da empresa é um dos fatores mais importantes, quando o assunto é produtividade. Cultura é, resumidamente, a forma como os colaboradores encaram o dia a dia de trabalho.

Manter a palavra é um ingrediente indispensável dentro das empresas. 

Da mesma forma, avisar com antecedência quando for faltar e manter horários são elementos importantíssimos.

Fomente um ambiente de trabalho saudável

Construir um ambiente de trabalho saudável é muito simples, na teoria. Na prática, as coisas são bem diferentes. 

As relações humanas são complexas, mas, para que a produtividade aumente, é necessário cuidar das relações dentro da equipe.

Um dos indicativos de que as relações vão bem é o respeito mútuo entre os membros.

Pratique o feedback na empresa

O feedback é uma ferramenta que pode tornar uma equipe mais produtiva rapidamente. Porém, ele precisa ser empregado com inteligência, evitando conflitos e maximizando seus benefícios.

Colaboradores felizes e respeitados trabalham melhor que os desmotivados e estressados. 

O feedback é uma forma de demonstrar apreço pelo trabalho de terceiros, mesmo quando há melhorias a serem feitas.

Separe reuniões para brainstorming

Por fim, quando sua empresa se deparar com um problema complexo, aproveite o incrível poder do brainstorming para encontrar soluções inteligentes. 

Essa estratégia é muito melhor do que sobrecarregar um ou dois colaboradores para solucionar o problema.

Aplique os pontos apresentados nesse conteúdo e com toda certeza sua empresa terá equipes mais produtivas.


A SMR é uma empresa que pode te ajudar na Gestão e Reestruturação da sua empresa e seus colaboradores.

Fale conosco! Clique aqui para falar com um de nossos executivos.


Compartilhe

Sua empresa está buscando uma solução completa?


Através de um modelo de gestão in loco, contamos com uma equipe qualificada e multidisciplinar de executivos para diagnosticar, planejar e implantar as ações necessárias. Vamos conversar?

Sucesso! Sua mensagem foi enviada.
Erro! Houve um erro ao enviar a sua mensagem.

Faça um diagnóstico

Sucesso! Sua mensagem foi enviada.
Erro! Houve um erro ao enviar a sua mensagem.